Empreendedorismo Consciente: Como gerar impacto social e ter lucratividade?

14/08/2017 16:12

Empreendedorismo Consciente: Como gerar impacto social e ter lucratividade?

Data: 20/09/2017

Local: Auditório EFI

Horário: 18h30 as 21h30

Em vista da expansão das ideias empreendedoras no Brasil e, especialmente, em Santa Catarina, ampliando os conhecimentos em gestão e inovação no mercado, temas como negócios de impacto social e socioambiental não podem ficar fora dessa discussão. Portanto, faz se necessário a criação de um evento que abarque tais ideias, assim como apresentar o que já está sendo feito e, principalmente, como isso está sendo viabilizado. Muitas pessoas costumam pensar que empreender e impactar socialmente não podem caminhar em conjunto; entretanto esse novo conceito de negócio de impacto social, organizações que buscam solucionar demandas relacionadas a problemas sociais, demonstram o contrário. Vale salientar que um dos fundamentos de um negócio de impacto é que as organizações devem promover sua própria sustentabilidade financeira, ou seja, sem realizar a prática de eventos beneficentes, por exemplo, sendo facultativa a distribuição de lucros (Petrini, Scherer & Back, 2016). Ainda, segundo a Artemisia (2015), dentro de seu conceito para negócio de impacto social o produto/serviço oferecido diretamente precisa gerar impacto social, ou seja, não são dois produtos separados – uma iniciativa dentro de uma empresa, por exemplo – e sim, a atividade principal é o negócio que impacta socialmente, ainda cita a rentabilidade como uma das características principais e o potencial de escala: é possível ampliar seu alcance pela expansão do próprio negócio, ou pela replicação do mesmo em outras localidades; a intencionalidade, ou seja, a missão explícita de gerar um impacto social.

De modo que distingui-se de negócios que possuem Responsabilidade Social Empresarial, os quais promovem ações filantrópicas (Oliveira, 2004), e de Organizações Não Governamentais, que não tem como uma de suas finalidades a lucratividade.

De acordo com a breve descrição, pode-se perceber que é possível empreender  e impactar socialmente, entretanto, estes são conceitos que ainda não estão bem claros e difundidos. Logo, a proposta do evento é esclarecer a temática citada para os interessados, bem como demonstrar formas de alcançar a lucratividade por meio do empreendedorismo consciente.

 

Objetivos

 

Objetivo Geral

Incentivar pessoas a gerar lucratividade por meio de empreendedorismo de impacto social.

 

Objetivos específicos

  • Caracterizar o que é um negócio de impacto social e socioambiental;
  • Diferenciar empreendedorismo social, impacto social e responsabilidade social;
  • Identificar maneiras de como viabilizar o empreendimento de impacto social;
  • Relacionar empreendimentos de impacto com lucratividade;
  • Apresentar o panorama geral de empreendimentos de impacto social no Brasil;
  • Identificar exemplos concretos desses empreendimentos.

 

Público

O público alvo é, principalmente, universitários e entusiastas que almejam empreender e impactar social e socioambientalmente.

 

Cronograma

18h30 às 19h  Social Good (Silvia Luz) + Semente de Negócios (Eduardo Maneira), com mediação de Edmilson Klen. Caracterização de Negócios de Impacto e distinção de outras formas de ações, como o terceiro setor e ações de responsabilidade social empresarial.

19h00 às 19h20 Abertura para perguntas para Silvia Luz e Eduardo Maneira

19h25 às 19h45 Meu Copo Eco – Larissa Kroeff – Negócio de impacto ambiental

19h50 às 20h10 Renovatio / Ver Bem – Ralf Toenjes – Negócio de impacto social

20h15 às 20h35 Recicladora Urbana – Gabriel Longo – Negócio de impacto por meio da Tecnologia

20h40 às 21h I do Code – Leonardo Zambaldi – Negócio de impacto por meio da Educação

21h às 21h30 Painéis